O evento da lista negra de moeda estável centralizada gerou preocupações de segurança na indústria de Finanças Descentralizadas.

robot
Geração do resumo em andamento

O impacto da controvérsia da lista negra das moedas estáveis centralizadas na indústria de Finanças Descentralizadas

Recentemente, uma instituição de emissão de moeda estável centralizada colocou um determinado endereço na lista negra, e essa ação gerou uma ampla discussão no mundo das criptomoedas, especialmente na crescente indústria de Finanças Descentralizadas.

Em meados de março deste ano, devido ao impacto da pandemia de COVID-19, o mercado de criptomoedas sofreu um grande golpe, e a moeda estável descentralizada DAI não ficou imune. Para enfrentar a crise, a comunidade MakerDAO decidiu introduzir uma moeda estável atrelada ao dólar como colateral. No entanto, surpreendentemente, a instituição emissora dessa moeda estável recentemente colocou um endereço na lista negra e congelou a moeda estável no valor de 100 mil dólares naquele endereço, conforme solicitado pelas autoridades.

De acordo com a declaração da instituição emissora, eles podem confirmar se certos endereços são colocados na lista negra, conforme solicitado pelas autoridades de aplicação da lei, mas não podem revelar detalhes específicos, apenas executar ordens judiciais de tribunais com jurisdição apropriada. Neste momento, não está claro a quem pertencem os endereços na lista negra.

Quando um endereço é listado na lista negra, não poderá mais receber essa moeda estável, e todos os tokens controlados por esse endereço serão congelados, impossibilitando a transferência na cadeia. Este evento fez as pessoas perceberem que o DAI da MakerDAO pode não ser tão "descentralizado" quanto alegado.

O CEO de um protocolo de empréstimo DeFi apontou que, se houver moedas estáveis bloqueadas no Maker Vault, a instituição emissora usando a função de lista negra para bloquear os fundos pode prejudicar a taxa de câmbio âncora entre o DAI e o dólar.

Profissionais da área acreditam que, embora o DAI, como uma moeda estável atrelada ao dólar, possa resistir a riscos financeiros, se as garantias puderem ser colocadas na lista negra, a estrutura subjacente dos protocolos DeFi pode ser afetada.

Embora as empresas de criptomoeda operem em um ambiente relativamente flexível, ainda precisam cumprir a lei. Um especialista jurídico afirmou nas redes sociais que este incidente fez as pessoas perceberem que endereços de moeda estável sendo adicionados a listas negras não é mais uma possibilidade teórica, mas se tornou uma realidade, trazendo riscos reais para a indústria de Finanças Descentralizadas.

É importante notar que este não é o primeiro incidente desse tipo na indústria de criptomoedas. Segundo análises de especialistas em desenvolvimento de blockchain, outra grande instituição emissora de moeda estável já havia colocado 39 endereços de Ethereum na lista negra em novembro de 2017, envolvendo valores que chegam a várias milhões de dólares.

Estas instituições centralizadas escolheram colaborar com as autoridades de aplicação da lei e bloquear unilateralmente transações relacionadas, o que contraria os princípios de descentralização defendidos pelos proponentes das criptomoedas. No entanto, de acordo com documentos de política, não cumprir isso pode representar uma ameaça à rede de moeda estável, portanto, é necessário cumprir as ordens do tribunal para incluir os endereços relevantes na lista negra.

O diretor técnico de um projeto de criptomoeda afirmou que um pequeno número de transações congeladas pode não abalar a posição de mercado das moedas estáveis, mas se essa prática se tornar uma norma, sem dúvida criará um mau precedente. Ele está preocupado que, se as moedas estáveis com "portas dos fundos" forem amplamente adotadas, os reguladores poderão ter um controle maior.

Especialistas de fundos de investimento em risco DeFi apontam que a indústria DeFi ainda enfrenta problemas de centralização. Ele explicou que, se o emissor da moeda estável for uma entidade centralizada, então pode bloquear transações, congelar ativos, etc., à vontade. Alguns projetos afirmam ser mais descentralizados, não estando sob o controle do emissor, mas isso ainda precisa de mais verificação.

Por fim, especialistas resumiram que este evento destaca a demanda contínua por Bitcoin em todo o mundo. Embora o Bitcoin ainda seja instável e não seja uma ferramenta de poupança ideal, se tivermos que escolher uma ferramenta de transferência de valor que seja indivisível e inabalável, o Bitcoin ainda é a escolha preferida. Claro, desde que não se faça transações em bolsas centralizadas.

DEFI-8%
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • 3
  • Repostar
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Anon32942vip
· 10h atrás
A centralização acabará por ser um veneno
Ver originalResponder0
DegenRecoveryGroupvip
· 10h atrás
A regulamentação acabará por chegar.
Ver originalResponder0
shadowy_supercodervip
· 11h atrás
A centralização será eventualmente eliminada.
Ver originalResponder0
Faça trade de criptomoedas em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)