Blast: Um novo capítulo Layer2 baseado na narrativa de rendimento
Blast irá airdropar $Blast tokens para a comunidade na noite de 26 de junho às 22h, marcando o encerramento deste grande evento de airdrop. Sem dúvida, do ponto de vista das instituições de investimento, do entusiasmo da comunidade e do TVL, Blast é o único projeto de topo deste ano que pode rivalizar com o ZKsync. O Layer2 entrou em uma nova fase, e após este airdrop de grande escala e bastante controverso, o futuro desenvolvimento do Blast e do ecossistema Layer2 merece atenção.
I. Contexto do Projeto
Inovação impulsionada pelo ambiente
Nos ecossistemas tradicionais de Layer 2, os usuários obtêm tokens de ecossistema Layer 2 como rendimento ao apostar tokens de ecossistema, stablecoins, entre outros. Ao mesmo tempo, os projetos de Layer 2 utilizam os tokens apostados para validar transações sob o modelo POS e oferecem incentivos em tokens para que os usuários participem da manutenção e desenvolvimento da rede, formando uma situação vantajosa para ambos. Normalmente, a aposta em Layer 2 deve suportar riscos de sistema duplos provenientes de Layer 2 e Layer 1, portanto, os projetos de Layer 2 costumam oferecer taxas de aposta superiores às de Layer 1 como compensação pelo risco. Por exemplo, a taxa anual de Matic na rede Polygon geralmente varia entre 8% e 14%, enquanto a taxa anual de ETH na rede ETH geralmente fica entre 4% e 7%. Então, existe alguma forma de permitir que Layer 2 obtenha retornos de capital mais altos? O Blast surgiu para atender a essa necessidade.
Informação básica
Blast é uma rede de segunda camada do Ethereum baseada em Optimistic Rollups, lançada por PacMan, o fundador da Blur. Ao contrário de outros projetos Layer 2 que se concentram em aumentar a capacidade de transações, melhorar a velocidade e reduzir as taxas de gas, o Blast se dedica a melhorar as deficiências do Layer 1, ao mesmo tempo em que oferece maior eficiência econômica. De maneira geral, o Blast se tornará a primeira Layer 2 a oferecer rendimentos fixos para staking de ETH e stablecoins, e essa narrativa focada na rentabilidade pode levar a construção do Layer 2 a retornar à essência financeira do Web3, em vez de se concentrar apenas nas propriedades técnicas.
História de desenvolvimento
Novembro de 2023, lançamento do projeto: Blast começa a operar como uma solução de escalabilidade para Ethereum, recebendo 20 milhões de dólares em financiamento na rodada de sementes.
Novembro de 2023, declaração revolucionária: Blast anuncia um modelo de rendimento único, devolvendo aos usuários os rendimentos do staking de Ethereum e do protocolo RWA, oferecendo 4% de rendimento em ETH e 5% em stablecoins.
Fevereiro de 2024, lançamento da mainnet: Blast inicia oficialmente a mainnet, mas os usuários não poderão retirar temporariamente os fundos bloqueados.
Maio de 2024, plano de airdrop: O airdrop do token BLAST, que estava previsto para maio, foi adiado para 26 de junho, e a quantidade atribuída foi aumentada para compensar os participantes.
No dia 26 de junho de 2024, será lançado o airdrop: o airdrop do Blast, 50% da recompensa será distribuída aos desenvolvedores (através de pontos Blast Gold), 50% será distribuída aos primeiros usuários.
crescimento do mercado
A Blast Chain é muito procurada pelo mercado, com crescimento contínuo. Até o momento da redação, seu TVL atinge $1.6B, tornando-se a 6ª cadeia em TVL e a 11ª em Protocolos, com ativos bloqueados representando 1.71% de todos os ativos bloqueados na cadeia.
II. Economia dos Tokens
função do token
A funcionalidade do token $Blast é semelhante à de outros tokens Layer2, possuindo funções básicas como governança ecológica, incentivos airdrop e rendimentos de staking. Na governança ecológica, o ecossistema Blast possui regulamentos e diretrizes de governança relativamente completos, refletindo a maturidade de sua construção ecológica.
distribuição de tokens
A oferta total de tokens Blast é de 10 bilhões, distribuída da seguinte forma:
A comunidade obtém 50%, totalizando 50.000.000.000 moedas, desbloqueio linear ao longo de 3 anos a partir da data do TGE.
Os contribuidores principais recebem 25,5%, totalizando 25.480.226.842 unidades, 25% serão desbloqueados um ano após o dia do TGE, e 75% serão desbloqueados linearmente nos 3 anos seguintes.
Os investidores obtêm 16,5%, totalizando 16.519.773.158 unidades, 25% desbloqueados um ano após o dia do TGE, e 75% desbloqueados linearmente nos três anos seguintes.
A fundação Blast obtém 8%, um total de 8.000.000.000 unidades, com desbloqueio linear ao longo de 4 anos a partir da data do TGE.
Primeiro estágio do airdrop
Os usuários que possuem pontos Blast irão dividir 7% da recompensa de airdrop do total fornecido.
Os usuários que possuem pontos Blast Goal irão dividir 7% da recompensa de airdrop do total da oferta.
A Fundação Blur obtém 3% do suprimento total como recompensa de airdrop, destinada à distribuição para a comunidade Blur.
O airdrop das wallets que estão no top 0,1% será liberado linearmente ao longo de 6 meses, aliviando efetivamente a pressão de venda no momento da liberação dos tokens. O número de Blast Goals é muito inferior ao de Blast Points, portanto, os benefícios de ter Blast Goals são maiores.
Três, características narrativas
Compatibilidade perfeita com EVM
O Blast adota uma abordagem de escolha livre em compatibilidade com EVM, refletindo inovação. Os contratos podem escolher livremente "se Auto-Rebasing" é necessário; para contratos que não precisam deste mecanismo, a migração de DAPP pode ser facilmente realizada com poucas modificações no código.
A solução perfeita para comer mais de um peixe.
O Blast utiliza um esquema de Auto-Rebasing para atualizar automaticamente o saldo da conta dos usuários, sem a necessidade de tokens como WETH ou STETH. O ETH apostado no Blast interage automaticamente com o Lido para a aposta, atualizando diretamente o saldo nativo de ETH, permitindo que os usuários obtenham lucros sem precisar realizar qualquer operação. O USDB pode ser trocado por DAI ao ser pontilhado de volta para o Ethereum através do protocolo T-Bill da MakerDAO.
Essencialmente, isto é a automação do staking de tokens bloqueados em contratos na Lido, MakerDAO e outros DeFi, convertendo-os continuamente em rendimentos de tokens nativos, realizando operações de juros sobre juros enquanto evita altas taxas de gas. A equipe da Blast afirmou que no futuro terá a capacidade de realizar essa operação fora da Lido e MakerDAO, portanto, os fundos apostados na Blast podem obter recompensas de staking da própria cadeia Blast, bem como uma taxa de juros básica semelhante à da cadeia ETH.
Quatro, Construção Ecológica
O ecossistema Blast abrange várias áreas, como SocialFi, GameFi, DeFi e NFT, apresentando uma melhor narrativa e integração, fundindo múltiplas funções e características, formando um ecossistema diversificado.
DEX líder Thruster
Thruster é um DEX orientado para rendimento criado para degens, com TVL a crescer rapidamente desde março, alcançando atualmente $438m. Os usuários podem obter Blast Points e Thruster Credits através de cross-chain e fornecimento de liquidez, desfrutando de múltiplos rendimentos.
Características do Thruster:
Herdar o modelo AMM convencional do DeFi, permitindo que os usuários forneçam liquidez para ganhar taxas.
Fornecer uma interface web em modos simples e complexos, facilitando a utilização pelos usuários
Utilize os rendimentos de staking automatizados de USDB e ETH na cadeia Blast para aumentar a liquidez DEX e a eficiência das transações.
Projetar uma recompensa de pool de loteria sem perdas Thruster Treasure semanal para atrair um grande número de usuários ativos
O Thruster também oferece diferentes versões do modelo AMM, como o Thruster V3, que utiliza AMM de liquidez concentrada, combinado com diferentes estruturas de taxas de negociação, adequado para traders de alta frequência.
líder em empréstimos com margem Juice Finance
Juice Finance é a maior plataforma de empréstimos com alavancagem na rede Blast, utilizando um inovador protocolo DeFi de margem cruzada, oferecendo funcionalidades de empréstimo e farm de rendimento. Através da integração do token rebase nativo da Blast e do mecanismo de reembolso de gás, otimiza os rendimentos e a obtenção de pontos dos usuários, com TVL alcançando $394m.
Funcionalidades do Juice Finance:
Empréstimo com margem: Os usuários podem usar WETH como colateral, emprestando até 3 vezes o USDB, implementando em outras estratégias de rendimento na cadeia Blast.
Fazenda de Rendimentos: oferece vários cofres de estratégia, onde os usuários depositam USDB para ganhar rendimento
A Juice Finance também possui funcionalidades de empréstimos sem permissão e margem cruzada, proporcionando aos usuários uma base para maximizar os ganhos de capital com a utilização de vantagens financeiras.
Efeito de capital melhora a plataforma Zest
O Zest utiliza os rendimentos nativos de ETH da cadeia Blast para aumentar a eficiência do capital. Após os usuários bloquearem ETH no valor de $150, podem receber $100 em zUSD e $50 em Leveraged ETH. A taxa de rendimento de ETH é herdada pelo zUSD, enquanto a volatilidade é herdada pelo Leveraged ETH. Como toda a volatilidade de ETH é absorvida pelo Leveraged ETH, o zUSD apresenta um rendimento alavancado sem risco, aumentando assim a eficiência do capital.
Zest oferece soluções auxiliares com maior rendimento e menor risco, adequadas para alcançar rendimentos mais elevados em conjunto com outros DeFi.
SocialFi líder Fantasy
Fantasy é um revolucionário jogo de cartas de negociação social e financeira, que combina elementos de finanças sociais e jogos de cartas de negociação, proporcionando aos usuários um novo modo de interação e ganhos.
Características do Fantasy:
Cartas com avatares de traders, investidores, analistas e fundadores de projetos conhecidos na comunidade Crypto Twitter.
Jogadores portadores de cartões podem ganhar 4% de rendimento nativo da Blast Chain, enquanto ganham passivamente 1,5% de ETH sobre o volume de transações de cartões.
Os jogadores compram cartas para formar um baralho e recebem recompensas com base na atividade de negociação do mercado e na influência das redes sociais, classificadas a cada semana.
Até a data da redação, o volume total de transações de NFTs da plataforma Fantasy alcançou $93.11M, com 36.7K participantes, tornando-se o 5º SocialFi no ranking geral da cadeia Blast.
Cinco, Opiniões sobre o Desenvolvimento Futuro e Riscos
Tendências de desenvolvimento futuro
Blast como o primeiro projeto focado na eficiência econômica de Layer2, inaugurou uma nova linha de pesquisa e pode se tornar um projeto emblemático. O desenvolvimento futuro pode estar relacionado aos seguintes pontos:
A alta rentabilidade do Blast pode continuar a atrair fundos de outras Layer2 e da cadeia Ethereum até alcançar um equilíbrio de rendimento.
A capacidade de rendimento automático da Blast Chain fornece um terreno fértil para o desenvolvimento de DeFi, e os projetos DeFi baseados na Blast podem obter rendimentos mais estáveis e uma velocidade de desenvolvimento mais rápida.
Análise dos riscos de privacidade
A Blast Chain obtém automaticamente rendimentos de staking Layer1 através da funcionalidade Auto-Rebasing, sendo essencialmente uma forma automatizada de uma pedra, duas aves.
Nível técnico: Auto-Rebasing implementa a aposta automatizada, reduzindo as taxas de gás e o risco de operação pessoal, otimizando a eficiência do capital.
Nível de risco: Através do staking com Lido e MakerDAO, pode aumentar o risco do sistema financeiro em toda a cadeia, e a volatilidade do mercado pode resultar na incapacidade de recuperar os fundos a tempo.
Camada de permissões: O Blast automaticamente coloca os fundos em staking no Lido e no MakerDAO, os usuários assumem automaticamente os riscos correspondentes, o que pode envolver questões relacionadas ao direito de disposição dos fundos dos usuários.
De um modo geral, os altos rendimentos do Blast vêm acompanhados de um aumento do risco do sistema financeiro como um todo, mas para pequenos investidores, o crescimento dos rendimentos pode superar em muito o crescimento do risco, mantendo boas perspetivas. As características de rendimento do Blast podem ser adotadas por outras Layer2, merecendo uma atenção contínua.
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
20 Curtidas
Recompensa
20
8
Compartilhar
Comentário
0/400
DefiEngineerJack
· 07-19 16:15
meh, outra narrativa de yield farming... mostra-me as provas de verificação formal
Ver originalResponder0
NeverVoteOnDAO
· 07-18 21:54
TVL dezesseis bilhões, se não entendeu, foi direto.
Ver originalResponder0
SillyWhale
· 07-16 21:13
O ataque é bonito, Airdrop, vamos esperar e depois falamos.
Ver originalResponder0
RebaseVictim
· 07-16 21:10
TVL ainda pode aumentar um pouco Até à lua
Ver originalResponder0
BoredStaker
· 07-16 21:06
zkSync ganhou muito, não é?
Ver originalResponder0
TokenStorm
· 07-16 21:03
na cadeia ir com a corrente jogador TVL só 1,6 bilhões, isso tudo em?
Ver originalResponder0
LonelyAnchorman
· 07-16 20:59
TVL é realmente um bull, investidor de retalho não tem muitas oportunidades para jogar.
Ver originalResponder0
OnchainDetective
· 07-16 20:46
Dados de TVL falsos à primeira vista, os fundos são claramente a mesma série de endereços em atividade.
Blast: Um novo capítulo Layer2 impulsionado por rendimentos, TVL ultrapassa 1,6 bilhões de dólares
Blast: Um novo capítulo Layer2 baseado na narrativa de rendimento
Blast irá airdropar $Blast tokens para a comunidade na noite de 26 de junho às 22h, marcando o encerramento deste grande evento de airdrop. Sem dúvida, do ponto de vista das instituições de investimento, do entusiasmo da comunidade e do TVL, Blast é o único projeto de topo deste ano que pode rivalizar com o ZKsync. O Layer2 entrou em uma nova fase, e após este airdrop de grande escala e bastante controverso, o futuro desenvolvimento do Blast e do ecossistema Layer2 merece atenção.
I. Contexto do Projeto
Inovação impulsionada pelo ambiente
Nos ecossistemas tradicionais de Layer 2, os usuários obtêm tokens de ecossistema Layer 2 como rendimento ao apostar tokens de ecossistema, stablecoins, entre outros. Ao mesmo tempo, os projetos de Layer 2 utilizam os tokens apostados para validar transações sob o modelo POS e oferecem incentivos em tokens para que os usuários participem da manutenção e desenvolvimento da rede, formando uma situação vantajosa para ambos. Normalmente, a aposta em Layer 2 deve suportar riscos de sistema duplos provenientes de Layer 2 e Layer 1, portanto, os projetos de Layer 2 costumam oferecer taxas de aposta superiores às de Layer 1 como compensação pelo risco. Por exemplo, a taxa anual de Matic na rede Polygon geralmente varia entre 8% e 14%, enquanto a taxa anual de ETH na rede ETH geralmente fica entre 4% e 7%. Então, existe alguma forma de permitir que Layer 2 obtenha retornos de capital mais altos? O Blast surgiu para atender a essa necessidade.
Informação básica
Blast é uma rede de segunda camada do Ethereum baseada em Optimistic Rollups, lançada por PacMan, o fundador da Blur. Ao contrário de outros projetos Layer 2 que se concentram em aumentar a capacidade de transações, melhorar a velocidade e reduzir as taxas de gas, o Blast se dedica a melhorar as deficiências do Layer 1, ao mesmo tempo em que oferece maior eficiência econômica. De maneira geral, o Blast se tornará a primeira Layer 2 a oferecer rendimentos fixos para staking de ETH e stablecoins, e essa narrativa focada na rentabilidade pode levar a construção do Layer 2 a retornar à essência financeira do Web3, em vez de se concentrar apenas nas propriedades técnicas.
História de desenvolvimento
Novembro de 2023, lançamento do projeto: Blast começa a operar como uma solução de escalabilidade para Ethereum, recebendo 20 milhões de dólares em financiamento na rodada de sementes.
Novembro de 2023, declaração revolucionária: Blast anuncia um modelo de rendimento único, devolvendo aos usuários os rendimentos do staking de Ethereum e do protocolo RWA, oferecendo 4% de rendimento em ETH e 5% em stablecoins.
Fevereiro de 2024, lançamento da mainnet: Blast inicia oficialmente a mainnet, mas os usuários não poderão retirar temporariamente os fundos bloqueados.
Maio de 2024, plano de airdrop: O airdrop do token BLAST, que estava previsto para maio, foi adiado para 26 de junho, e a quantidade atribuída foi aumentada para compensar os participantes.
No dia 26 de junho de 2024, será lançado o airdrop: o airdrop do Blast, 50% da recompensa será distribuída aos desenvolvedores (através de pontos Blast Gold), 50% será distribuída aos primeiros usuários.
crescimento do mercado
A Blast Chain é muito procurada pelo mercado, com crescimento contínuo. Até o momento da redação, seu TVL atinge $1.6B, tornando-se a 6ª cadeia em TVL e a 11ª em Protocolos, com ativos bloqueados representando 1.71% de todos os ativos bloqueados na cadeia.
II. Economia dos Tokens
função do token
A funcionalidade do token $Blast é semelhante à de outros tokens Layer2, possuindo funções básicas como governança ecológica, incentivos airdrop e rendimentos de staking. Na governança ecológica, o ecossistema Blast possui regulamentos e diretrizes de governança relativamente completos, refletindo a maturidade de sua construção ecológica.
distribuição de tokens
A oferta total de tokens Blast é de 10 bilhões, distribuída da seguinte forma:
A comunidade obtém 50%, totalizando 50.000.000.000 moedas, desbloqueio linear ao longo de 3 anos a partir da data do TGE.
Os contribuidores principais recebem 25,5%, totalizando 25.480.226.842 unidades, 25% serão desbloqueados um ano após o dia do TGE, e 75% serão desbloqueados linearmente nos 3 anos seguintes.
Os investidores obtêm 16,5%, totalizando 16.519.773.158 unidades, 25% desbloqueados um ano após o dia do TGE, e 75% desbloqueados linearmente nos três anos seguintes.
A fundação Blast obtém 8%, um total de 8.000.000.000 unidades, com desbloqueio linear ao longo de 4 anos a partir da data do TGE.
Primeiro estágio do airdrop
Os usuários que possuem pontos Blast irão dividir 7% da recompensa de airdrop do total fornecido.
Os usuários que possuem pontos Blast Goal irão dividir 7% da recompensa de airdrop do total da oferta.
A Fundação Blur obtém 3% do suprimento total como recompensa de airdrop, destinada à distribuição para a comunidade Blur.
O airdrop das wallets que estão no top 0,1% será liberado linearmente ao longo de 6 meses, aliviando efetivamente a pressão de venda no momento da liberação dos tokens. O número de Blast Goals é muito inferior ao de Blast Points, portanto, os benefícios de ter Blast Goals são maiores.
Três, características narrativas
Compatibilidade perfeita com EVM
O Blast adota uma abordagem de escolha livre em compatibilidade com EVM, refletindo inovação. Os contratos podem escolher livremente "se Auto-Rebasing" é necessário; para contratos que não precisam deste mecanismo, a migração de DAPP pode ser facilmente realizada com poucas modificações no código.
A solução perfeita para comer mais de um peixe.
O Blast utiliza um esquema de Auto-Rebasing para atualizar automaticamente o saldo da conta dos usuários, sem a necessidade de tokens como WETH ou STETH. O ETH apostado no Blast interage automaticamente com o Lido para a aposta, atualizando diretamente o saldo nativo de ETH, permitindo que os usuários obtenham lucros sem precisar realizar qualquer operação. O USDB pode ser trocado por DAI ao ser pontilhado de volta para o Ethereum através do protocolo T-Bill da MakerDAO.
Essencialmente, isto é a automação do staking de tokens bloqueados em contratos na Lido, MakerDAO e outros DeFi, convertendo-os continuamente em rendimentos de tokens nativos, realizando operações de juros sobre juros enquanto evita altas taxas de gas. A equipe da Blast afirmou que no futuro terá a capacidade de realizar essa operação fora da Lido e MakerDAO, portanto, os fundos apostados na Blast podem obter recompensas de staking da própria cadeia Blast, bem como uma taxa de juros básica semelhante à da cadeia ETH.
Quatro, Construção Ecológica
O ecossistema Blast abrange várias áreas, como SocialFi, GameFi, DeFi e NFT, apresentando uma melhor narrativa e integração, fundindo múltiplas funções e características, formando um ecossistema diversificado.
DEX líder Thruster
Thruster é um DEX orientado para rendimento criado para degens, com TVL a crescer rapidamente desde março, alcançando atualmente $438m. Os usuários podem obter Blast Points e Thruster Credits através de cross-chain e fornecimento de liquidez, desfrutando de múltiplos rendimentos.
Características do Thruster:
O Thruster também oferece diferentes versões do modelo AMM, como o Thruster V3, que utiliza AMM de liquidez concentrada, combinado com diferentes estruturas de taxas de negociação, adequado para traders de alta frequência.
líder em empréstimos com margem Juice Finance
Juice Finance é a maior plataforma de empréstimos com alavancagem na rede Blast, utilizando um inovador protocolo DeFi de margem cruzada, oferecendo funcionalidades de empréstimo e farm de rendimento. Através da integração do token rebase nativo da Blast e do mecanismo de reembolso de gás, otimiza os rendimentos e a obtenção de pontos dos usuários, com TVL alcançando $394m.
Funcionalidades do Juice Finance:
A Juice Finance também possui funcionalidades de empréstimos sem permissão e margem cruzada, proporcionando aos usuários uma base para maximizar os ganhos de capital com a utilização de vantagens financeiras.
Efeito de capital melhora a plataforma Zest
O Zest utiliza os rendimentos nativos de ETH da cadeia Blast para aumentar a eficiência do capital. Após os usuários bloquearem ETH no valor de $150, podem receber $100 em zUSD e $50 em Leveraged ETH. A taxa de rendimento de ETH é herdada pelo zUSD, enquanto a volatilidade é herdada pelo Leveraged ETH. Como toda a volatilidade de ETH é absorvida pelo Leveraged ETH, o zUSD apresenta um rendimento alavancado sem risco, aumentando assim a eficiência do capital.
Zest oferece soluções auxiliares com maior rendimento e menor risco, adequadas para alcançar rendimentos mais elevados em conjunto com outros DeFi.
SocialFi líder Fantasy
Fantasy é um revolucionário jogo de cartas de negociação social e financeira, que combina elementos de finanças sociais e jogos de cartas de negociação, proporcionando aos usuários um novo modo de interação e ganhos.
Características do Fantasy:
Até a data da redação, o volume total de transações de NFTs da plataforma Fantasy alcançou $93.11M, com 36.7K participantes, tornando-se o 5º SocialFi no ranking geral da cadeia Blast.
Cinco, Opiniões sobre o Desenvolvimento Futuro e Riscos
Tendências de desenvolvimento futuro
Blast como o primeiro projeto focado na eficiência econômica de Layer2, inaugurou uma nova linha de pesquisa e pode se tornar um projeto emblemático. O desenvolvimento futuro pode estar relacionado aos seguintes pontos:
Análise dos riscos de privacidade
A Blast Chain obtém automaticamente rendimentos de staking Layer1 através da funcionalidade Auto-Rebasing, sendo essencialmente uma forma automatizada de uma pedra, duas aves.
De um modo geral, os altos rendimentos do Blast vêm acompanhados de um aumento do risco do sistema financeiro como um todo, mas para pequenos investidores, o crescimento dos rendimentos pode superar em muito o crescimento do risco, mantendo boas perspetivas. As características de rendimento do Blast podem ser adotadas por outras Layer2, merecendo uma atenção contínua.